Energia Eólica

EDP Renováveis Brasil constrói novo parque eólico em Rio Grande do Sul



A EDP Renováveis Brasil, empresa do Grupo EDP, lançou hoje, em Tramandaí, Rio Grande do Sul, a "primeira pedra" para construção do seu terceiro parque eólico no país.

Segundo o comunicado da EDP Renováveis Brasil, o novo parque eólico vai ampliar os 70 MegaWatts (MW) que tem actualmente, para quase 84 MW a capacidade da empresa gerir energia a partir do vento.

O Parque Eólico Tramandaí reforça a aposta do Grupo EDP em energia eólica, aliada à energia hídrica e térmica.

A EDP Renováveis Brasil é participada em 55% pela EDP Renováveis e 45% pela EDP - Energias do Brasil

________________________________________________________________________________

A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa. Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado. Em países com uma malha hidrográfica pequena, a energia eólica passa a ter um papel fundamental já nos dias actuais, como talvez a única energia limpa e eficaz nesses locais. Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes eléctricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões (que possuam aerogeradores.)



INFORMAÇÕES:
-O aproveitamento da energia eólica surgiu há milhares de anos aquando os descobrimentos. Em Portugal foi o recurso á energia eólica que permitiu os descobrimentos. Durante os séculos XV a XIII as caravelas e as naus portuguesas movidas a vento navegaram pelos oceanos descobrindo e comerciando desde a Europa á Índia, á América e á Ásia. Actualmente a energia do vento é utilizada em embarcações de recreio e de competição, já que a partir do século XIX os grandes veleiros foram substituídos por navios que se movimentavam a vapor.

-Para produção de energia a partir do vento não existe só um tipo de turbina eólica Existem então turbinas de eixo vertical e de eixo horizontal.
As turbinas de eixo horizontal são as mais conhecidas e comuns, sendo as mais aplicadas nos parques eólicos. As de eixo vertical baseiam-se num princípio semelhante às noras de água, chegando assim o vento perpendicularmente ao eixo de rotação da turbina.



Leia Mais…