Energia Solar

NOTÍCIAS:

Maior avião solar do mundo faz voo-teste na Suíça.



O Solar Impulse, maior avião solar do mundo, do pioneiro suíço Bertrand Piccard, realizou um voo-teste nesta quarta-feira (7/3) na base aérea militar de Payerne, no sudoeste da Suíça.

"A maior aventura do século 21 é nos tornarmos independentes das energias fósseis", disse Piccard, que acompanhou em solo o voo inaugural de uma hora e meia de seu avião movido a energia solar.

Com o projecto Solar Impulse, iniciado em 2003, ele quer provar que essa independência é possível. "Se provarmos isso, ninguém mais poderá dizer que o mesmo é impossível com carros, computadores e sistemas de calefacção", disse Piccard.

Desde a manhã desta quarta-feira, dezenas de curiosos e jornalistas tentavam encontrar o melhor lugar para observar o voo-teste nas imediações da base aérea de Payerne. Às 10h26, sob céu claro e pouco vento, o avião descolou e levou Piccard e sua equipe às lágrimas de emoção.

No cockpit encontrava-se o piloto de testes Markus Scherdel. Durante aproximadamente uma hora e meia, a aeronave deu várias voltas a uma altitude ente 1000 e 1200 metros, acompanhada por dois helicópteros.

Em solo, podia-se acompanhar a comunicação entre a direcção do projecto e o piloto. O clima era de alegria. Piccard abraçava seus engenheiros. Depois de 15 minutos de voo, o avião desligou os motores e começou a planar.

Sensível a turbulências

Em sua volta ao mundo em 2013, um ano mais tarde do que inicialmente previsto, o Solar Impulse deve subir durante o dia. Durante a noite, ele deverá tentar manter o máximo de altura ao planar.

Às 11h55, o maior avião solar do mundo fez um pouso seguro na pista do aeroporto de Payerne. O objectivo do voo-teste foi verificar se o avião se comportava no ar conforme os cálculos feitos no simulador. O desempenho da aeronave ainda não tinha sido avaliado na prática. Ela é muito sensível ao vento e a turbulências, disse Piccard.

Piccard disse antes da descolagem que queria mostrar o estágio actual do projecto Solar Impulse. Depois do pouso, ele dirigiu-se satisfeito ao público. "Estou contente em poder saudá-los novamente ... porque ninguém podia prever como seria este voo."

"Este foi o primeiro momento em que pudemos verificar se o que fizemos nos últimos sete anos estava certo ou não. Durante sete anos, os engenheiros, técnicos e todos na equipe calcularam, projectaram e simularam o comportamento deste avião. Agora, pela primeira vez, vimos que tudo estava certo. Isso é uma motivação fantástica para continuarmos seguindo este caminho", acrescentou.

O piloto do voo histórico, o alemão Markus Scherdel, disse que o avião se comportou exactamente como durante as simulações de voo. "Foi um momento realmente muito especial."

"Trata-se de um grande êxito. É um privilégio fazer parte desta aventura", disse emocionado um outro precursor do projecto, o astronauta suíço Claude Nicollier.

O voo-teste foi bem-sucedido. Segundo a direcção do projecto, o próximo passo será um voo nocturno no próximo verão europeu. Até a volta ao mundo ainda há muito trabalho pela frente, mas uma etapa importante foi cumprida hoje.

Volta ao mundo

O Solar Impulse HB-SIA, fabricado pela firma Décision S.A, em Eclubens (oeste da Suíça), tem a envergadura de um Airbus 340, o peso de um carro de passeio (1600 quilos) e não usa qualquer combustível fóssil.

As quatro hélices do Solar Impulse são movidas pela energia gerada por 12 mil células fotoeléctricas espalhadas por uma superfície de 200 metros quadrados sobre as asas.

Não é o primeiro avião solar do mundo, mas certamente o projecto mais ambicioso. Em 1980, primeiros voos tripulados foram bem-sucedidos nos EUA; em 1981, o Canal da Mancha foi sobrevoado com energia solar; e, em 2005, ocorreu o primeiro voo nocturno – ainda não tripulado – com energia solar armazenada em baterias. O avião de Piccard unifica todas essas experiências.

Depois de mais testes com o protótipo HB-SIA, em 2011 deverá ser construído o HB-SIB, com o qual Piccard pretende dar a volta ao mundo, não em 80 dias e sim em cinco etapas de cerca de cinco dias cada. A rota deverá seguir a linha do Equador. A data exacta da partida ainda não está definida.

_______________________________________________________________________________

Companhia de energia limpa chinesa se torna primeira patrocinadora global da Copa do Mundo do país

A Companhia de Energia Limpa Yingli, da China, anunciou quarta-feira que será a patrocinadora global da Copa do Mundo da FIFA, que se realizará na África do Sul em junho.

A Yingli, empresa de energia solar da cidade de Baoding, na Província de Hebei, norte do país, é a primeira companhia chinesa a ser patrocinadora global do Campeonato do Mundo, anunciou o presidente da FIFA, Joseph Blatter, em uma mensagem em vídeo transmitida na cerimônia de assinatura, realizada nesta quarta-feira.

Segundo o contrato, firmado pela Yingli e pela FIFA, a companhia chinesa será responsável pela instalação de um sistema de iluminação de energia solar nos 20 estádios onde se realizarão o Campeonato do Mundo.

Em 2006, a Yingli ofereceu os sistemas para o último Campeonato do Mundo da FIFA, realizada na Alemanha.

A companhia pública cotada na Bolsa de Valores de Nova York é uma das maiores fabricantes do mundo de módulos de fotovoltagem integrados verticalmente. O Campeonato do Mundo 2010 da FIFA será a 19ª edição do evento e começará em 11 de junho.

______________________________________________________________________________



A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para a produção de electricidade ou de calor algo (como as suas principais aplicações).

Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, para o seu potencial é ilimitado.

A intensidade da energia disponível em um determinado ponto na Terra depende do dia do ano, hora e latitude. Além disso, a quantidade de energia que pode ser recolhida depende da orientação do dispositivo receptor.

Hoje é uma das regiões mais prósperas e energia utilizada em todo o mundo.
Como é que convertem a energia solar em energia utilizável para o uso diário?.

Esta energia é utilizada principalmente para duas coisas, mas não são os únicos, em primeiro lugar ao calor coisas como alimentos ou água, conhecida como energia térmica solar para gerar electricidade e da segunda, conhecida como energia solar fotovoltaica.

Os principais aparelhos que são usados em energia solar são a água quente solar e fogões.

Para gerar electricidade usando células solares, que são a alma do que é conhecido como painéis solares, que são responsáveis por transformar a energia eléctrica.

Seus usos não se limitam aos mencionados aqui, mas esses dois utilitários são os mais importantes. Outros usos da energia solar são:

Água potável
Fogões solares
Secagem
Evaporação
Destilação
Refrigeração

Como você pode ver os usos que podem dar-lhe muito ampla, e cada dia estão descobrindo novas tecnologias, para que eu possa fazer melhor.

No âmbito das energias renováveis que estão sendo usados, solar é o mais importante até agora, com investimentos em tecnologia e recursos milionários. Construído dezenas de solares fazendas ao redor do mundo para gerar centenas de mega watts de electricidade, o que gera electricidade a partir da energia verde ou limpar o que contribui grandemente para combater o aquecimento global.

Como vimos a energia solar, a energia renovável é utilizada em todo o mundo, mas não é uma energia disponível para as pessoas, ainda é muito caro. Para os preços caem produção deve ser aumentada, de forma a responsabilidade que temos para começar a usá-lo no futuro próximo é acessível a todas as pessoas deste planeta.



INFORMAÇÕES:
-Cientistas anunciaram anteontem ter obtido "o preto mais preto": o material mais escuro do planeta, que absorve mais de 99,9% de toda a luz que recebe. Feito de pequenos tubos de carbono alinhados na vertical, o sólido é 30 vezes mais escuro do que a substância de carbono usada pelo Instituto Nacional de Padrões dos EUA para definir a cor negra.
A nova substância tem índice de reflexão de 0,045% --quase três vezes mais escuro do que a liga de níquel e fósforo que detinha o recorde. Uma tinta preta comum, em comparação, possui índice de reflexão de 5% a 10%.

-O novo material é escuro por dois motivos. Arranjados em pé, como se fossem as cerdas de um carpete, os tubos de carbono, 400 vezes mais finos do que um fio de cabelo, reflectem pouca luz. Além disso, a maneira desorganizada como estão inclinados ajuda a "prender" luz entre um tubo e outro.

-Ajayan diz que o novo material pode ser usado para a conversão de energia solar em electricidade e aplicado em instrumentos de detecção de luz infravermelha. Se o material se mostrar bom e bloquear outras faixas de radiação também, pode ser usado em aviões espiões, que driblam radares.

-Os pesquisadores estão tentando agora o registo do novo material no Livro Guinness dos Recordes. Ajayan já fora mencionado na edição de 2006 do livro como um dos criadores da "menor escova do mundo".

-Folha high-tech transforma luz do sol em energia eléctrica

-Equipamento com formato de folha foi apresentado em Kobe, no Japão. Novidade é resultado de parceria entre três organizações japonesas.

-Organizações japonesas apresentaram, nesta sexta-feira (23), uma célula solar que tem o formato de folha. Desenvolvida pela Mitsubishi, Tokki e Aist (Advanced Industrial Science and Technology), esse equipamento é considerado uma fonte de energia limpa, pois pode transformar a luz do sol em energia elétrica. O produto exibido em uma feira realizada em Kobe, no Japão, ainda não está disponível comercialmente.

Leia Mais…